LABORATÓRIO DE BIOLOGIA DA SINALIZAÇÃO CELULAR
Responsável: Luiz Roberto Leão Ferreira (lattes)
Histórico e Objetivos
O Laboratório de Biologia da Sinalização Celular foi criado em 2001, pelo Prof. Luiz Leão, no Departamento de Biologia Celular e Molecular, com objetivo de desenvolver estudos sobre vias de sinalização celular envolvendo diferentes sistemas e modelos experimentais. Naquele ano, foi iniciado o Projeto “Farmacologia e fisiologia da ativação de MAP quinases por receptores de adenosina em culturas de células de retina de embrião de pinto”, em colaboração com Prof. Roberto Paes de Carvalho (IB-UFF).
Em 2002, o laboratório iniciou participação como colaborador de alguns projetos liderados pelo Prof. Celso Caruso-Neves (IBCCF-UFRJ), envolvendo modulação da Na+-ATPase do túbulo proximal de porcos por hormônios e autacóides (incluindo as purinas: adenosina, inosina, adenina e guanina). Em 2007, o laboratório iniciou um projeto em colaboração com a Profa. Elizabeth Giestal de Araújo (IB-UFF), com objetivo de conhecer o perfil da atividade (Na+, K+)ATPásica na retina durante o desenvolvimento pós-natal de ratos, visando inclusive estabelecer suas possíveis relações com algumas citocinas. Em 2008, o laboratório iniciou uma colaboração com o Prof. André Lopes Fuly (IB-UFF), com objetivo de conhecer os efeitos de venenos de serpentes sobre a atividade (Na+, K+)ATPásica em diferentes sistemas fisiológicos.
Linhas de Pesquisa
- Estudo sobre a atividade (Na+/K+)ATPase de retina de ratos durante o desenvolvimento pós-embrionário do sistema nervoso.
ATENÇÃO!
Essa página está sob atualização